O Prefeito

DENERVAL GERMANO DA CRUZ

SUA FAMÍLIA  

Primeiro filho de uma família de três irmãos, nasceu na zona rural e desde cedo aprendeu a lidar e gostar das coisas da roça. Ajudou e aprendeu com seus pais. A educação recebida deles ajudou muito na formação do seu bom caráter.  

Tem três filhos, Gustavo, Carolina e Letícia, dois netos, Estevão e Agusto. Casado com Leizeny e com ela construíram o CEBEC – Centro Educacional Beliza Corrêa, uma escola que é referência regional pela sua qualidade de ensino e gestão. 

 SUA EDUCAÇÃO  

Cursou o Ensino Fundamental no município de Taiobeiras.

Estudou o Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Salinas, onde fundou o primeiro jornal da escola na era do início do ensino médio e, por sua liderança, é relembrado pelos antigos professores e diretores daquela escola.  

Participou do programa de formação empreendedora e de liderança pelo SEBREAE (EMPRETEC) em 2005.   

Participou de vários workshops, seminários, congressos, palestras e reuniões com temática voltada para a administração pública.  

Em 2008 concluiu graduação em Administração de Empresas, pela UNITINS e, em 2011, concluiu o MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Frequentador assíduo de dezenas de seminários, simpósios e congressos ligados à própria área de formação técnica, especificamente agrícola, com ênfase na agricultura irrigada de alta tecnologia.  

SEU TRABALHO  

Seu primeiro emprego foi como técnico agrícola na antiga PROCEL, onde teve a incumbência de plantar e cuidar do primeiro pivô central do norte de Minas, cuidando também das primeiras plantações de café na região. Ajudou na estruturação da fazenda Lagoa redonda, de quem foi sócio, e atualmente possui seus próprios investimentos em café irrigado e florestas.

SUAS REALIZAÇÕES E VIDA SOCIAL  

Por gostar de esportes, foi um dos idealizadores e fundador do Motoclube.  Por gostar do meio ambiente e por sua consciência ecológica adquiriu o TOCÃO, preservando a área de beleza sem igual, se tornando uma referência em preservação ambiental na região. 

Em 2010 entrou para a Loja Maçônica Deus e Liberdade 132.  

SUA ATUAÇÃO POLÍTICA  

Seu primeiro engajamento político foi em 1988 no PDC, sendo Vice-presidente na época. Em 1990 criou, junto com alguns amigos, o grupo “Somos por Taiobeiras” para valorizar a nossa política e estimular a inovação na vida pública.  

Em 2000 foi candidato a prefeito. Fez uma campanha decente, criativa e esclarecedora, tendo conseguido sensibilizar e envolver a comunidade em torno de ideias boas para Taiobeiras.  

Foi eleito prefeito de Taiobeiras em 2004, com 8.420 votos. Em razão de ter adotado um modelo inovador de gestão, baseado no planejamento, eficiência e valorização humana, foi reeleito em 2008, com 11.377 votos.  

Em 2008 foi condecorado com a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, comenda conferida pelo Governador de Estado. Seguiram de outras condecorações importante, como a Medalha do Mérito Legislativo, conferida pela assembleia legislativa, Medalha Tiradentes, conferida pela Polícia Militar de Minas Gerais. 

Em 2020 foi eleito novamente como Prefeito de Taiobeiras.

CONQUISTAS RELEVANTES E DESAFIOS

Comprometido com essa visão, a Administração Municipal trabalhou nos últimos 17 anos com ousadia e coragem para construir uma nova realidade para a população taiobeirense.  

Nos primeiros anos, o principal esforço foi direcionado à readequação da estrutura de órgãos da prefeitura e ao equilíbrio das contas públicas, condição necessária para que as políticas pudessem ser construídas em bases sólidas.  

Mantendo uma estrutura organizacional enxuta e a situação fiscal equilibrada, nos anos seguintes foi realizado um vigoroso esforço de investimento em todos os setores do Município, buscando garantir cada vez mais serviços públicos de alta qualidade, com o maior índice de cobertura e aos menores custos.  

É essencial ressaltar que uma Administração eficiente permitiu a Taiobeiras aferir inúmeros resultados positivos na condução de suas políticas públicas. Em face disso os bons resultados vieram: Índices de excelência nas políticas de saúde pública, de educação, na gestão administrativa, na valorização dos servidores, no urbanismo e zoneamento urbano, no meio ambiente, na segurança, na Assistência Social, nos serviços de viação e transporte, nas obras e serviços urbanos.

Free Joomla! templates by Engine Templates