Banner Topo Portal Servidor
FAQ

FAQ

Publicização aos servidores públicos sobre Lei complementar nº 173, de 27 de maio de 2020.

LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº. 173, DE 27 DE MAIO DE 2020 – “LEI DO CONGELAMENTO

Em 28 de maio de 2020, foi publicada a LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº. 173, DE 27 DE MAIO DE 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).

Dentre as inúmeras medidas de enfrentamento a pandemia estabelecidas pelo Governo Federal, está a entrega de recursos da União, na forma de auxílio financeiro a Estados e Municípios, bem como o disposto no Art. 8º, inciso IX – que traz reflexos diretos aos servidores públicos, especificamente com relação a concessão de benefícios e adicionais, ficando os Municípios PROIBIDOS até 31 de dezembro de 2021, de:

IX – contar esse tempo como de período aquisitivo necessário exclusivamente para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal em decorrência da aquisição de determinado tempo de serviço, sem qualquer prejuízo para o tempo de efetivo exercício, aposentadoria, e quaisquer outros fins.

 O tempo para aquisição desses direitos voltará a ser contado a partir de 1º de janeiro de 2022,sem pagamento de valres retroativos.

Segundo o art. 8º da Lei em questão, na União, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19, fica restringido o aumento de gastos com pessoal durante o prazo compreendido entre a publicação da norma e o dia 31 de dezembro de 2021.

A partir de 1º de janeiro de 2022 a contagem para aquisição do quinquênio será reiniciada, contando-se o restante do tempo que faltava para a aquisição do benefício quando da suspensão da contagem.

Fica mantida a contagem de tempo, sendo que após os 3 anos, se houver a aprovação e aquisição da estabilidade, será conferida a progressão.

Sim, é possível gozar os períodos normalmente, desde que a Secretaria de lotação não precise contratar servidor para substituir aquele que estará usufruindo das férias prêmio. Portanto, existe a necessidade da aprovação da Chefia Imediata.

Adicional de insalubridade e adicional de periculosidade não estão previstas na suspensão. Assim como as horas extras e gratificações.

Entre em contato com o RH!

Atendimento do RH fica situado na Praça da Matriz,145 – Sala 05 – Centro, Taiobeiras/MG.

 Das 07:00 as 11:00 e das 13:00 às 17:00

Telefone fixo e WhatsApp (38) 3845-3266.

Free Joomla! templates by Engine Templates